Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Paróquia de Santa Teresinha celebra Corpus Christi



   Nossa paróquia celebrou na última quarta-feira (30) a Solenidade de Corpus Christi. Tradição que se iniciou no século XIII sob as reflexões do Papa Urbano IV acerca das visões da mística e então freira, Juliana de Cornillon, que durante sua vida teve visões de Jesus apontando a Eucaristia como digna de lembrança e celebração particular. A Igreja então estabeleceu como preceito, que toda quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, seja celebrada em todas as paróquias com todos os fiéis a festa do Corpo e Sangue de Jesus.

   No Brasil, assim como em Portugal, as igrejas possuem o costume de decorar as cidades com tapetes confeccionados pelos próprios fiéis, a fim de dar mais destaque a passagem da Eucaristia durante a procissão. E os primeiros fiéis começaram a chegar a Matriz de Santa Teresinha as 7h30, e após um café da manhã partilhado, começaram a colocar a mão na massa, fazer as riscas de giz no asfalto, colorir o sal grosso, a areia, tudo para deixar a praça da Igreja Matriz bem decorada e colorida para quando Jesus passasse em procissão. 



   Após a confecção dos tapetes, as 17h, os fieis se reuniram novamente para a Santa Missa, onde o Padre Fábio durante sua homilia buscou trazer a luz vários pontos de reflexão acerca da nossa relação com o milagre eucarístico que se atualiza a cada missa. Relacionou, por exemplo, a dinâmica entre o ser humano e sua comida, que se dá com a síntese do alimento por parte do corpo humano. Contrastando, em Santo Agostinho, o efeito inverso que a Eucaristia possui, isto é, o objetivo da Eucaristia é nos tornar divinos, e não torná-La matéria humana, nas palavras do Padre; “Quando comungamos Jesus não é para que Ele se transforme em nós, e sim, para que nós nos transformemos n’Ele.”

   Além da tradicional procissão sobre os tapetes confeccionados pela comunidade, a celebração também contou com um forte de momento de adoração onde todos os presentes puderam contemplar e desfrutar da presença real de Jesus na hóstia consagrada.