Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Missa de Ramos abre cerimônias da Semana Santa em Seropédica






A Paróquia Santa Teresinha celebrou neste domingo (24) a Missa de Ramos, cerimônia que dá início a Semana Santa e que relembra a chegada de Jesus em Jerusalém, quando o povo lançou roupas e mantos para que Ele passasse, como se fazia na época para pessoas que mereciam grandes honras. Os ramos também eram utilizados para simbolizar o triunfo e a vitória daquele considerado o Príncipe da Paz, que chegava montado em um jumento.
Um multidão de fiéis se reuniu na praça central do km 49, na cidade de Seropédica, para iniciar a procissão que seguiu até a Paróquia Santa Terezinha.
O Padre Fábio de Melo Gonçalves, em sua homilia, ressaltou a importância dos fiéis estarem em comunhão com Cristo e com a igreja sempre, mas especialmente nesta Semana Santa é um momento para todos refletirmos a presença de Deus nas nossas vidas. “Jesus entra em Jerusalém por livre e espontânea vontade, sabendo que naquela cidade dará sua vida, porque nos quer dar vida e vida em abundância. Nem mesmo dentro de nossos lares experimentamos amor como o que Jesus provou ter por nós. Chegou o tempo de reelegermos Deus ao primeiro lugar das nossas vidas, pois o que moveu Jesus a Jerusalém foi o seu amor por nós”, destaca o Padre que também lembrou que devemos cumprir o primeiro mandamento da lei de Deus “Amar a Deus sobre todas as coisas” e faz a proposta de que façamos como na recepção de Jesus, no entanto, ao invés de depositarmos roupas para ele passar, devemos expor as nossas vidas para que ele entre e assim faça novas todas as coisas.



A missa reuniu pessoas de todas as idades. Os mais jovens se fizeram presentes e com uma ação que chamou a atenção, estavam descalços. O gesto foi em apoio ao Papa Francisco, que por ser jesuíta, segue os preceitos franciscanos de simplicidade, humildade e caridade. A jovem Clarissa, de 15 anos aprovou e participou do gesto. “Foi muito bom, eu acho que poderiam ter mais iniciativas como esta”. E até os menores participaram, como a pequena Gabriela, de apenas 9 anos. “Foi legal. Eu fiz porque eu apoio o Papa Francisco”, relata timidamente.
O casal Severino Pedro Batista e a esposa Maria Isabel Batista estiveram presentes na procissão e na missa, da qual afirmam participar com frequência dentre os últimos 30 anos nos quais estão na Paróquia. “Somos católicos e ao ouvirmos a palavra de Deus aqui recebemos tudo que precisamos, aprendemos a respeitar as pessoas e que sem Deus ninguém é nada. Na páscoa temos que estar na Semana Santa e no jejum”, destaca seu Severino, de 72 anos. A Ministra de Eucaristia, Maria das Dores Ramos dos Santos, que frequenta a Paróquia há mais de 20 anos também enaltece a importância da Semana Santa. “É especial é uma semana sagrada pra mim. As pessoas precisam estar entregues ali e seguir a fé em Deus.”

Ao término da missa o Padre Fábio ressaltou: “A semana Santa não se reduz a domingo de Ramos e Sexta-feira Santa, é preciso que os fiéis participem das demais celebrações”.

Confira tudo o que rolou na Semana Santa 2013 de nossa paróquia em nosso facebook:
facebook.com/PascomPST

Nenhum comentário:

Postar um comentário