Páginas

sábado, 20 de abril de 2013

Síntese da homilia do 7º dia do CERCO DE JERICÓ


SÉTIMO DIA DO CERCO DE JERICÓ
Síntese da homilia do Padre Fábio de Melo Gonçalves

Uma das razões que faz do padre um homem apaixonado por Deus, é que Ele sempre o cerca de muitos cuidados, de muitos detalhes! Ele sabe como atrair, sabe como encantar, sabe como deixar encantado! Se todos prestassem atenção à liturgia de hoje entenderiam do que o padre ta falando... e a mesma palavra é proclamada em todos os lugares do mundo, de modo que o povo não fique sem nenhuma palavra. Se um fiel vem à igreja 3 anos seguidos, ela lê toda a bíblia. E felizmente a  liturgia casou lindamente com a missa de hoje, como vem acontecendo durante toda a semana! Tudo a começar pela palavra que o Padre preparou, errou o versículo e leu  que Deus estava multiplicando o seu povo, em toda a Judeia e Samaria... e INCLUSIVAMENTE EM SEROPÉDICA! E é bonito ver a igreja cheia, e vê-la crescendo em número com o Espírito Santo e que alem disso ela se consolida e progride no temor ao Senhor! O que é temor ao Senhor? E Deus tem pedido que façamos aliança com Ele, e à ela sejamos FIÉIS! Um povo que se deixa pastorear, um ovo que se deixa apascentar, porque há muitos rebeldes, há muitos cabritos, e o cabrito não anda junto do rebanho, ele ande aonde ele quer. Se ele julgar que ali tem grama verde, ele irá. Já ovelha não, ela obedece à um pastor, porque ela sabe que se não estiver atenta,pode ser pega pelo lobo, que no nosso caso é o diabo. Por que muitos de nós nos perdemos? Nos colocamos em situações muito complexas, que nos afastam, que nos colocam no sofrimento, num desanimo....Deus nos criou para a alegria, mas por que ainda seguimos os desejos? E quando ouvimos a palavra da igreja nos causa incômodo! E muitos colocaram esperanças de mudanças do mundo, como permissão do aborto, camisinha, mulheres no sacerdócio, no Santo Papa. Sabem irmãos quais são os maiores inimigos da igreja? Podemos não dizer os nomes, mas podemos dizer onde eles estão... dentro daigreja, são os caritós, aqueles que não se deixam apascentar. Como por exemplo, pouquíssimos membros de liderança de pastorais usufruem do sacramento da confissão. Pra quê?! Dizem... “Eu confesse diretamente à Deus”, antigamente os pecado eram confessos em comunidade, e ali diziam os pecados e a comunidade manifesta o perdão de Deus. E a confissão é o sinal de que estamos verdadeiramente arrependidos, mas quando você tem um padre, sinal de Jesus Cristo na terra, fica difícil, claro!  Mas ali , na confissão, talem de tudo nos é dada uma palavra, uma luz para tirar as vendas dos nossos olhos. E hoje no último dia do Cerco de Jericó, Deus já nos deu toda a graça, por ele a vitória já era nossa... hoje a decisão É SUA, de se deixar pastorear! De deixar as traições que minam sua vida, as promiscuidades foram do casamento... muitos dizem que vão deixar para depois , a solução para depois “E os maus hábitos, virarão vícios”. E o que me livra dos vícios? O amor de Deus! E pode ser feito pelo sacramento da reconciliação. Esse sacramento é o sacramento da misericórdia, por mais que o seu pecado seja grave, Deus tem esperança em você, quer que você se levante e deixe ser pastoreado por Ele.  Se fortifique, entre na guerra que é tremenda preparado espiritualmente, se vista com as armas de Deus! Ou você é todo de Deus, não há como ser parte de Deus... deveríamos nos envergonhar quando dizem “ah, você não é cristão não, você é católico, católico pode tudo, né?!”, mas não, não podemos não! Mas também não podemos ser hipócritas, que sejamos de verdade... o Cerco de Jericó vem pra derrubar as muralhas , que NÓS construímos, sugerida pelo diabo, mas AUTORIZADA por nós. Esse muro pretende nos separar de Deus, e Ele ta pedindo para esta paróquia um coração indiviso, e você permitirá que Ele entre? Ou deixará ele vago para que outros ídolos entrem? O padre provou a paróquia ao falar sobre à idolatria às mães, mas mãe é uma coisa muito sagrada! Tem mãe que apronta, né? Mas mesmo assim não conseguimos deixar de amá-la, e quando o padre pergunta: você abrirá mão da sua mãe pelo Senhor? E Jesus falou sobre isso, que aquele que amar seus pais mais que à Deus, não o amará de verdade. Deus não quer que ninguém se volte contra seus pais, tanto que se encarregou Ele mesmo de colocar os pais nos seus mandamentos, o primeiro mandamento que não fala dEle, porque não há como amar ninguém se não amamos Deus primeiro. Se não amamos à Deus, confundimos sentimentos diversos como posse ao amor. E o evangelho diz que a palavra é dura e que é muito difícil de ouvi-la, esse Cerco de Jericó serve para que você viva no Espírito e deixe de lado as obras da carne. Quantos aqui abrem mão do encontro com o Senhor em detrimento da fama, do poder, do shopping, do lazer, de uma visita da família. Hoje é o tempo favorável, hoje é o dia da salvação! Não sabemos se teremos amanhã, hoje é o tempo de Deus, decida-se por Deus hoje... não sabemos  dia de amanhã, deixe que Deus derrube todas as muralhas, se tem uma muralha que você não quer que Deus derrube alguma muralha, nenhuma outra será derrubada.  Quando Jesus disse que só vai à Ele, quem o Pai permite e muitos escandalizados deixaram de segui-lo! E você, se escandaliza?

“Eu vou e quem me impedirá? Se ao meu lado está  o autor da minha fé!”

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir