Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Síntese da homilia do 5º dia do CERCO DE JERICÓ


QUINTO DIA DO CERCO DE JERICÓ
Síntese da homilia do Padre Felipe Lima

Conhecemos essa tradição do Cerco de Jericó pela palavra de Deus, e é um momento de intensa oração 7 dias e 7 noites. Nós sabemos que o povo de Deus caminhou a fim de conquistar a terra prometida, caminhou com muitos obstáculos e um dos últimos obstáculos que eles encontraram foi Jericó, fortificada por suas muralhas e então o povo sentiu no seu coração foi: MEDO. Quando os designados para conhecerem a cidade voltaram, falaram que eles era numerosos e estavam todos armados e que o povo não seria capaz contra eles. Mas Deus era o pastor daquele povo e na Sua graça, ele pôde conquistar aquela cidade, por meio da oração(7 dias e 7 noites), Deus entregaria aquela cidade no sétimo dia. Nós também somos um povo, na busca de nossa terra prometida: o céu. E quando estamos frente a frente com nossos obstáculos, sentimos medo, queremos logo que as coisas aconteçam ou nós desistiremos...mas esquecemos, não rezamos a Deus e quando o fazemos queremos as coisas no nosso tempo.
Quando nós colocamos um muro, colocamos um limite, de cada do lado existe uma realidade. E nós temos permitido que Deus construa na nossa vida, muro de inimizades, muro de pecados, muro de realidade intrasponível. Quando deixamos que esse muro seja erguido Deus não entrará, porque Ele respeita a nossa liberdade, mas quando quebramos esse muro, Deus volta a governar o lugar que é dEle! As vezes até deixamos que “nosso muro” determine aquilo que somos e isso nos deixa separar dos outros, e como filhos de Deus não podemos estar separados, precisamos estar todos em comunhão! Por vezes até assumimos que temos pecados de estimação, que é mais forte do que nós, que não conseguimos nos livrar...mas com Deus somos capazes de tudo! Na primeira leitura, o eunuco lia a palavra de Deus, mas ainda não compreendia com clareza o que queria dizer, que tinha um homem e que tinha morrido para a salvação de sua vida. Então, alguém se coloca à explicar, Filipe causa no homem um sentimento no seu coração chamado: conversão. E com o coração rendido ao Senhor, ele quer mudar de vida e pede pelo batismo! Assim também está nas nossas mãos o nosso processo de conversão, peçamos à Deus que ele nos concede à graça.. mas sempre com a nossa verdade! E como podemos fazer esse contato? Podemos conversar, dialogar, trocar ideia por meio da palavra de Deus, escutar, acolher e viver.. porque quando Deus nos fala gera conversão, mudança de vida, comunhão com o Senhor! E então, na própria Eucaristia somos chamados à comer o Pão Vivo que vem do Céu, Jesus é o nosso maná, nosso alimento espiritual. Quando você se coloca numa guerra, para lutar contra os seus pecados, você não estiver munido da PALAVRA DE DEUS E DA EUCARISTIA. “Combate espiritual, só se vence com armas espirituais.”, todas as vezes que iremos para essas lutas com nossas próprias forças perdemos, sem diálogo com Senhor, sem fundamentar nossa fé, não é possível sozinho! Então abra seu coração à Deus, deixa que a palavra de Deus dialogue com você, quantos de nós podendo comungar adiamos a nossa confissão? E nesse tempo que estamos distantes da confissão, vem mais e mais pecados que vem nos dar rasteiras, nos derrubar! Então deixe que a Eucaristia seja seu alimento espiritual, porque povo que caminha sente fome e se não se alimentar vai desfalecer.
“Nenhum problema, nem meus pecados, poderão superar o amor de Deus”

Nenhum comentário:

Postar um comentário