Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Síntese da Homilia do Quarto dia do Novenário de Santa Teresinha - 2014

Pe Maico Goulart
Tema: "Família, o pecado não vos dominará"

Queridas famílias de Deus! Muitas coisas boas não acontecem na nossa vida porque deixamos a graça de Deus passar. E hoje nessa noite o nosso propósito é orar pela Cura Espiritual. Deus quer ir até a raiz do pecado da sua vida, do pecado da sua família, para realizar a Cura Espiritual. Mas para isso, meu irmão, você precisa ter disposição de se apresentar para Deus assim como você é. Deus te ama assim como você é. Nós temos vergonha de nós mesmos! Mas Deus sabe das coisas que tem dentro de você, que nem você mesmo sabe. E o passo para que a gente não esconda de Deus quem nós somos, é não esconder do outro quem nós somos. Eu pergunto a vocês: alguém aqui vive sozinho? A resposta é simples: NÃO! Talvez você até mora sozinho, mas você não vive sozinho! Você trabalha, estuda, sai de casa, faz compras, vai ao banco. Nos relacionamos com as pessoas no dia a dia. Ninguém está sozinho! Nós, principalmente na família, precisamos vencer as barreiras de quem nós somos! Muitas vezes deixamos de dialogar dentro da família. Quantas coisas nós escondemos uns dos outros? Meu irmão, hoje eu te pergunto: e você? Você quer a cura espiritual? Temos que ser bastante forte para isso! A graça supõe a natureza! E eu repito: quantas coisas deixamos passar? Quanta graça de Deus deixamos passar? Pois para que a graça venha, eu preciso estar com a natureza disposta a receber esta graça. O Senhor nos deixa na liberdade. Ele quer que nos apresentemos para Ele de verdade; Deus não vai invadir a nossa privacidade! Ele quer ser nosso amigo, Ele quer ser nosso Pai. A família deve aprender com Deus: aprender um relacionamento de verdade! Irmãos, para que a Cura Espiritual aconteça é necessário nosso arrependimento sincero. Por isso, eu vos digo: eu e o Padre Fábio esperamos ver esta Igreja cheia a partir de hoje! Cheia de pessoas que venham em busca do Sacramento da Reconciliação. O nosso tema hoje é: “Família, o pecado não vos dominará” (cf. Rm 6, 14). Agora eu te faço uma pergunta: quem domina sua vida? Você ou o pecado? Pois há pecados que se tornam até um vício, para nós. Querem ver um exemplo? Alguns homens não se livram do pecado do adultério. Algumas mulheres não se livram do pecado da fofoca. E assim é dentro da família. O pecado vai fazendo com que se crie um vício, um hábito; e ele se estabelece na família. Existem pecados que nós mantemos como um animal de estimação. E hoje, você tem condições de dizer para esse pecado sair da sua vida? Meus irmãos, às vezes, nós somos escravos do pecado e não conseguimos dizer que sairemos do pecado de maneira fácil. O primeiro passo para a Cura Espiritual é reconhecer que somos pecadores! Isso é muito importante para que aconteça a Cura Espiritual. Quando nós estamos no pecado, a reação natural que temos é medo. E por causa desse medo, o que fazemos muito facilmente é ignorar a Deus. Inventamos que Deus não existe, ignoramos a Palavra de Deus, dizemos que tudo na Igreja é invenção dos padres, inventamos desculpas, dizemos que o diabo não existe e que tudo é uma invenção da Igreja. Portanto só aqueles que querem a Cura Espiritual é que irão acolher o pedido que eu vou fazer agora. Eu gostaria que você falasse para a pessoa que está ao seu lado as suas fraquezas. Por que isso? Porque é difícil, não é verdade? Mas é um exercício de humildade e reconhecimento. Vejam: nós gostamos de nos vangloriar para o outro, mas dificilmente falamos o nosso pecado! Porque nós pensamos: será que o outro vai guardar segredo do meu pecado? Nós temos medo que o mundo conheça quem somos de verdade. Nós vivemos no farisaísmo. Somos semelhantes aos fariseus! Temos dificuldade de aceitar que alguém que vive em adultério esteja na igreja. Mas Deus ama este que está vivendo em adultério, e vai curá-lo desse mal. Imaginem irmãos, se todos aqueles que se acham ruins não fossem à Igreja? Como seria? É muito fácil acusar alguém que está na Igreja e acusar até mesmo a própria Igreja, se este alguém comete um pecado! Mas é aqui o nosso lugar! AQUI NA IGREJA! Aqui estamos nós, que somos pecadores! Por isso eu vou desafiar vocês agora, antes de entrar na Cura Espiritual! Eu gostaria que vocês falassem com o irmão qual é a sua fraqueza, quais são os seus pecados! E depois que você falar nós faremos a oração pela nossa Cura Espiritual. (Momento de Oração)
Aplauda o Senhor! Coragem, irmãos! Deus te ama, assim como você é!



Nenhum comentário:

Postar um comentário