Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Síntese da Homilia do Primeiro dia do Novenário de Santa Teresinha - 2014


Padre Fábio de Melo Gonçalves 

Tema: Vitória da família sobre a tristeza e a depressão - Cura Interior

É sempre um desafio para nós padres, quando temos essas campanhas aqui na Paróquia. Campanhas como o Cerco de Jericó, a Semana de Cura Pela Palavra. Sim, é um desafio! E vocês fazem parte dessa família. Da minha família! E eu sempre prego, prego, prego, e tenho que pedir ao Senhor mais pregos! Porque já não tenho mais (risos)! E não imaginava como seria o Novenário de nossa Padroeira. Esses dias do Novenário, foi algo planejado por Deus! Eu e o padre Maico, no ano passado, inspirados pelo Papa Francisco, resolvemos fazer o Novenário nas ruas. Porque o Papa nos pediu para ir às ruas. Então, este ano pensamos: o que fazer? Então pedimos ao Senhor, uma palavra de cura, de libertação para aqueles que estão errantes, aqueles que mais necessitam. Começamos a pensar então na família de Santa Teresinha. Porque ela é fruto de uma família temente à Deus. Ela morreu com 24 anos de idade. Tão nova, mas de forma extraordinária. Há quem julga que esta festa é uma festa de idolatria, porque é uma festa a alguém que morreu. Mas esta pessoa, Santa Teresinha, que morreu de tuberculose, e mesmo depois de ir para debaixo da terra, é proclamada bem-aventurada. E foi proclamada dessa maneira, porque estava cheia do Espírito Santo. Ela nos ensina que precisamos estar cheios do Espírito Santo. Por isto, FAMÍLIA, nós pensamos nesta frase, dita por Santa Teresinha, para nos acompanhar durante o Novenário: “É preciso que o Espírito Santo seja vida no teu coração”. O Espírito Santo deve ser o que vai dar movimento a tua vida. Não é a carne; nada move a tua vida, se não o Espírito Santo! Por isso, podemos afirmar com propriedade que “Eu e minha casa serviremos ao Senhor!” Se você está aqui e sua família não veio, não se intimide. A maneira como Deus te atraiu, não é a mesma maneira que Deus usa para atrair os seus. Deus é um Pai Todo Poderoso. Para Deus nada é impossível. E Jesus Cristo nos diz que também àquele que crê em Deus, nada é impossível. O que tu desejas para tua família? Diga para o Senhor! “Senhor, minha família está em pedaços, está dividida.” Diga isso para Deus! Se nós vemos aqui na Igreja alguém que está rezando, descontroladamente, por vezes dizemos: olha, como rezam fervorosamente! Mas quem está dessa maneira, não sabe para onde ir, não tem direção! Mas nós sabemos o que queremos! Queremos Deus! Temos a direção! Deus é amor! Ele nos ama com igualdade! Nos causa escândalo isso! Ele ama os de dentro da Igreja e os de fora da Igreja. Eu quero ressaltar o amor incondicional de Deus! Ele nos ama sem condições! Seja você um rebelde ou não, com o seu temperamento difícil ou não. Por isso precisamos ser como Santa Teresinha. Ela se encontrou com o amor de Deus. E pode fazer de sua vida uma entrega. Ela nos presenciou com esta frase: “É preciso que o Espírito Santo seja vida no teu coração”! Este ano, o nosso Bispo me procurou no retiro do clero, e me disse que está alegre com o trabalho feito aqui com a juventude. Então ele me pediu para fazer um trabalho com as famílias. E meu coração se alegrou! Desse novenário, nascerá o Ministério das Famílias, que será uma bênção para as famílias de Seropédica. Deparei-me hoje com uma palavra, do livro dos Provérbios: “Não digas a teu próximo: ‘Vai, volta depois! Eu te darei amanhã’, quando dispõe de meios”. Então eu perguntava ao Senhor: o que tu queres dizer às famílias com esta palavra? Então o Senhor diz: não deixe para amar amanhã! Pode ser que amanhã não exista! Quantos de nós vamos dormir ressentidos e magoados? Deus nos dá HOJE! Hoje é o dia de dar o perdão! É o dia da salvação! Vejam: há uma sabedoria de que nós não podemos simplesmente amar! Precisamos saber de que modo as pessoas se compreendem amadas! Às vezes amamos de modo diferente do que seja “amor” (na concepção das pessoas)! Às vezes os homens acham que não deixam faltar nada para a mulher! Mas não significa “faltar nada” o modo principal de amar! Com isso, quero que entendam que precisa-se fazer com que a outra pessoa se compreenda “amada”. Por isso é necessário, reparar nos detalhes, dar importância aos sentimentos! Homens e mulheres são diferentes! Mulheres precisam de detalhes, assim elas gostam de ser amadas! O homem gosta de ser amado, como São Paulo diz: “mulheres sejam submissas aos seus maridos”! Mas as mulheres não compreendem essa passagem e interpretam de modo errado. A mulher é inteligente, tem sabedoria de sensibilidade! O homem já não percebe esses detalhes! As mulheres percebem muito melhor os filhos do que os homens! As mulheres então, precisam se colocar como alguém que deve ser cuidada. Sem querer se anular, mas se colocando no seu papel dentro da família. Assim como o homem, que também precisa exercer o seu papel de ‘homem’. Muitas doenças de ordem físicas e psíquicas, são causadas por falta de amor. A ausência de amor vêm justamente da falta da comunhão entre o homem e a mulher. Jesus passou pelo povo, e por onde passava muitos gritavam. Ele ouvia, e uma grande multidão gritava cada vez mais. Nesta multidão Bartimeu gritou: “Jesus filho de Davi, tende piedade de mim!” Muitos o repreendiam. Mas Bartimeu gritava insistindo! Gritava pela sua cura! Por isso irmãos, neste momento, o Senhor quer realizar a cura em você! Às vezes dos nossos ancestrais é que se originaram as doenças que nos atormentam. Quantos estão cansados e desistindo de viver, desanimados, e não esperam outra coisa na vida que não seja a morte. Quantos vivem num pessimismo, achando que tudo vai dar errado. O que faz dessas pessoas criaturas infelizes, tão prostradas? Eu diria: falta de amor! Onde poderíamos encontrar esse amor para sarar as feridas?

"É preciso que o Espírito Santo seja vida no teu coração!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário