Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Síntese da Homilia do Segundo dia do Novenário de Santa Teresinha - 2014

Pe. Josiel

Tema:Família, não dê lugar à mágoa e ao ressentimento - Cura do coração ferido e perdão


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Acabamos de ouvir a Palavra de Deus e esse texto do Evangelho já é bem conhecido de nós e por muitos ele é mal compreendido, porque parece que quando Jesus não sai de onde está para ir até a sua Mãe e seus irmãos (e sabemos quais são esses irmãos, pois na língua hebraica e aramaica, toda pessoa de uma linha familiar era chamada de “irmão”). Mas essa passagem é mal compreendida, porque Jesus não sai de onde está para ter com eles. Mas aqui Jesus está pensando em mim, e em você. Porque Jesus quer fazer-nos ouvir a tua Palavra. Ele se compadece de mim e de você, ou seja, dos seus ouvintes. Ele cria conosco um laço de intimidade e assim chamamos esse laço de família. Ele nos ensinou a rezar “PAI NOSSO”. E assim ele criou um laço de família conosco. Ele nos ensinou a chamar Deus de Pai. É assim que o Cristo nos olha. Quando eu posso chamar alguém de pai, mãe, filho, irmão, é um grande presente que o amor de Deus me deu: ter família e ser família! É assim que o Senhor quer fazer parte da nossa vida. Quer nos conhecer de perto, conhecer o nosso jeito. Não porque Ele é o Todo Poderoso, mas porque deixamos Ele ficar perto e saber de tudo. Minha mãe me conhece muito bem. Eu também tenho uma sobrinha que me conhece muito. Ela sempre me liga para saber se estou bem. Ela pergunta: “tio, hoje alguém já disse que te ama? Então, eu te amo!” Com isso meu dia fica iluminado, porque eu sei que é verdadeiro. Como é bom! Como é bom ter família! É garantia de que não se é solitário, é garantia de que somos amados. Deus nos inclui em sua família! “Quando orardes se dirija a Deus como filho: Pai Nosso!” Hoje, quando eu olho minha família, quando olhamos ao nosso redor, percebemos o quanto precisamos da graça de Deus. Porque nós estamos nos acostumando a ser família de qualquer jeito. A família é o nosso tesouro, é algo precioso demais. Hoje vamos meditar: “Família não dê lugar a mágoa e ao ressentimento”. Dentro da nossa casa, é o lugar, o pedacinho do mundo, mais importante para nós. Se a mágoa entra, se guardamos o ressentimento, nós corremos o risco de não conhecer a paz, de não ser feliz, de não ter alegria. Quando eu permito que a mágoa e o ressentimento se tornem hóspedes no meu coração eu corro riscos de nunca ser feliz. De não ter um motivo verdadeiro para ser feliz. E talvez eu estampe um sorriso amarelo no rosto, e engane alguém, passando a imagem de que sou feliz. Mas lá no coração não é assim. E aí entra Deus! E Ele para entrar precisa encontrar a porta aberta! Para Ele chegar aqui eu tenho que abrir a porta. São Paulo nos diz na carta aos Colossenses, capítulo 3, versículo 12 seguinte: “portanto, sois os eleitos de Deus, santos e amados. Por isso, revesti-vos de misericórdia, de bondade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra o outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” Então, olha que maravilha: você foi eleito de Deus. Bendito seja Deus que nos reuniu aqui. Esta palavra é dirigida a mim, a você. Hoje o Senhor me elegeu para estar aqui agora. Ele te elegeu para ser membro da família que você tem. Para ser esposo, para ser esposa, para ser pais de seus filhos. Tudo acontece por desígnio de nosso Deus. A primeira leitura nos falou, nos fez entender que Deus sonda o coração! Ele é quem sonda nossos corações. Olha como Deus nos olha! A Palavra nos chama de santos! Então você se pergunta: eu fui eleito? Será que Deus perdeu o juízo ou eu não ouvi direito? Mas sim! É isso mesmo! O olhar de Deus que perscruta nosso coração. “Revesti-vos de misericórdia”, “perdoais-vos”! Mas ainda que eu seja revestido de humildade, paciência, bondade, mansidão, ainda que eu me revista dessas virtudes, não serei perfeito. “Suportai-vos uns aos outros”. Se um tiver queixa sobre o outro, perdoai-vos mutuamente. Ainda que eu seja assim, num dia qualquer eu vou acabar pisando no seu pé, vou acabar te ferindo. Por isso precisamos estar prontos para perdoar. Por que guardamos mágoa e ressentimentos? Porque exigimos a perfeição do outro! Mas Deus nos elege e nos chama de santos, e diz que vamos ter que pedir perdão e perdoar. Somos de carne e osso, por isso que eu preciso de Deus na minha vida. Assim, a cada dia eu conheço a paz, a alegria. Preciso perdoar dentro da minha casa, para ter paz na minha casa também, não só aqui na Igreja, diante do Santíssimo. Toda vez que tiveres queixa contra o outro, dê o perdão. Suportar não é tolerar! Veja você que neste momento o altar suporta tudo o que está sobre ele. Suportar é isso: é ser alicerce! E muitas vezes derrubamos o outro na nossa família. E quando isso acontece se torna grave, porque ali é um lugar sagrado. Deus agiu no momento que nasci, não nasci ali por acaso. Ali é um lugar sagrado para mim. A minha esperança é que Deus está sempre disposto a me refazer. E quando a gente começa a ser ferido, a gente cria uma resistência, uma casca. E essa casca vai sendo criada, para que possamos não nos ferir mais. Mas quando essa casca se cria, ela também guarda as coisas ruins aqui dentro. E somente com a ajuda de Deus, eu consigo ter humildade, mansidão e paciência. Somente com Ele e n’Ele , eu vou perdoar e serei feliz. Estamos numa hora especial, diante do altar: é daqui que a Igreja se alimenta, aqui acontece o encontro nosso com o Senhor de maneira especial. É daqui que o Senhor me alimentando, me fortalece, é daqui que escutando a Palavra de Deus que eu aprendo a ser melhor. Aqui eu encontro misericórdia, eu coloco meus sentimentos e sou perdoado. Porque Deus me ama não de qualquer jeito, mas de verdade, com perfeição. Ele nos convida a uma mudança de vida. Ele nos convida a ter no peito um coração onde a mágoa e o ressentimento, não tenham lugar. (Música Conheço um coração)
Em abril eu celebrei um matrimônio de um casal. Foi uma alegria, porque era uma casal de amigos meus! E em julho, com muita tristeza eu li uma mensagem em que essa amiga, falava que estava pensando em separação. Em abril estavam diante do altar se comprometendo e menos de três meses depois eles estavam pedindo socorro. Ainda bem que pediram socorro, pois estavam com o coração machucado. Mas estão juntos, estão lutando pelo amor deles. Sempre que ferimos, a gente deixa ali no outro, uma dor. Eu rezo agora para que eles tenham paciência para esperar essa ferida cicatrizar. Magoar é mais rápido e mais fácil, mas curar é um processo mais lento. Nós não temos paciência para esperar a ferida cicatrizar, para esperar o tempo de Deus. A gente gostaria que tudo acontecesse da noite pro dia; ferir é mais fácil e precisa de menos tempo. Tenham paciência! E o que nos dá paciência é o amor. O que Deus uniu o homem não separa. Os fariseus não aceitaram essa resposta de Jesus, falaram para Jesus sobre a lei de Moisés: “o homem pode dar o divórcio e despedir sua esposa?”. Mas Moisés escreveu isso por causa da dureza de vossos corações. Esposos, segurem nas mãos uns dos outros! Se lembrem do início, onde aquele olhar fez o coração bater um pouco acelerado. Jesus diz que esse amor tem que ser renovado a cada dia. A sua vocação tem que ser renovada a cada dia. O começo não foi bom? Vocês se olharam, se apaixonaram, seguiram juntos e formaram uma família. Não se pode esquecer isso. E Jesus diz, “por causa da dureza de vossos corações”, mas no início não era assim. Ele nos faz um convite para amar e ter um coração de carne, porque no início não era assim. No início o coração era de carne. Deus pode entrar no seu coração e ajeitar as coisas. Mas se o coração se endurecer fica difícil. A graça de Cristo pode fazer isso. E a graça d’Ele vai fazer porque Ele é fiel. Peça ao Senhor que mande seu Espírito e transforme o seu coração. Pensa na sua família e peça por você, por sua esposa, pelos seus filhos. “Jesus manda teu Espírito para transformar meu coração!”  Há muita coisa para ser transformada neste mundo, mas se você perguntar a Deus, ele vai dizer que tem que começar pelo seu coração. Não é pelo outro que se começa uma obra. É pelo seu coração! É nele que se dá o início de tudo! Dê essa permissão ao Senhor! Assuma esse compromisso, de que toda obra que você deseja para sua família, de cura e de perdão comece por você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário