Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Síntese da Homilia do Terceiro dia do Novenário de Santa Teresinha - 2014

Pe. Ramon - Arquidiocese do Rio de Janeiro

Tema: Libertação das heranças negativas na família - Cura da Árvore Genealógica

Eu começaria esta homilia tomando este versículo da Primeira Leitura de hoje (Pr 30, 5): “a Palavra de Deus é comprovada, é um abrigo seguro para aqueles que nele se abrigam”. Nesta noite é proposto que nós oremos por aquilo que é herdado da nossa rede familiar. Vamos entender bem como isso se conecta, vamos compreender, enquanto católicos, o que isso significa. Ouvimos muito a chamada “cura de gerações”. Mas precisamos de algumas colocações para que entendamos o que isso significa. É possível que um mal aceito por bisavôs ou avós chegue até nós? Sim, porque eles são uma autoridade familiar. Eles possuem autoridade, por exemplo, para nos dar a bênção. Se eu dez vezes entro na minha casa, dez vezes eu peço a bênção! Isso deve ser feito para com as autoridades de nossa casa. Eles tem autoridade espiritual, por isso eles podem nos abençoar. Mas é aqui que entra nossa diferença enquanto católicos. Porque enquanto batizados, nós estamos com Cristo e somos uma nova criatura! O Batismo vai anular tudo aquilo que estava no meu passado. Se eu não creio nisso, o Batismo não terá poder na minha história. O Batismo faz um novo nascimento! Nenhum mal terá poder sobre mim por causa do Batismo. Porém na minha casa eu posso gerar um círculo do mal, com minhas atitudes; repetindo as atitudes dos pais e dos avós, por exemplo. É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem: “quando eu tiver os meus filhos, vou fazer diferente com eles”! E na maioria das vezes essas pessoas fazem igual aos pais ou fazem até pior. Porque a tendência é repetir a atitude errônea dos pais, dos avós. Esse é o mal que aprendemos em casa: a mentira! Geralmente quando batem a nossa porta alguém que nós não queremos atender, a mamãe logo diz: “filho, diz que a mamãe não está”! Isso é uma mentira! Então, quantas vezes criamos um círculo do mal? E quantas vezes reproduzimos um mal que nossos pais e avós fazem? Precisamos rezar por tudo isso! Com o nosso Batismo, é claro que este mal anterior ao meu Batismo não tem poder sobre mim! Mas seu eu acredito que tem, vou ficar preso neste mal. Se eu creio na Palavra de Deus eu não preciso temer a história da minha casa, a história da minha família! Diz o Salmo: a Palavra é luz para meu caminho! São Mateus nos diz, no capítulo 1, a Origem de Jesus Cristo. Ele conta a genealogia de Nosso Senhor! Quando se lê essa passagem na Missa, as pessoas pensam: pra que serve isso? Isso é a Árvore Genealógica da família de Jesus Cristo. Mateus escreve para os Judeus, e a importância da descendência, para os Judeus, está no homem. No Judaísmo o ventre define nacionalidade e o pai é quem dá a herança ao filho. Por isso se ressalta a paternidade de José. José, portanto, garante a Jesus ser o Filho de Davi. Mateus cita ainda, cinco mulheres da família de Jesus. E na genealogia de Jesus essas mulheres tiveram muita importância. Por que? Porque eram mulheres com muitos problemas! Tamar e Raabe foram prostitutas, Rute era pagã e Betsabéia traiu seu esposo. A quinta mulher citada é Maria, Mãe de Jesus! Quatro dessas mulheres tinham os seus problemas. Vejam isso meus irmãos: a sua história familiar não te determina! Se fôssemos olhar para a história da família de Jesus, Ele teria de ser uma pessoa ruim, de má conduta. Porém: NÃO É A HISTÓRIA FAMILIAR QUE TE DETERMINA. O que vai determinar a tua história é o que você faz com aquilo que te dizem ou com aquilo que te acontece. A palavra que mais te faz mal é aquela que você repete para você mesmo a todo tempo. Por isso, na história da família, repetimos os erros porque achamos que não tem jeito, porque acreditamos que estamos presos àquele mal. Tomamos posse da Graça Batismal, mas permitimos que o medo aconteça em nós. Irmãos, diz a Carta aos Hebreus, capítulo 11, versículo 1: “A fé é fundamento da esperança”. E quando temos medo é porque acreditamos que o mal tem mais poder sobre nós do que o bem. O medo é o oposto da fé. Então se ficamos com medo, permitimos que o mal vá nos condicionando. Nenhum mal que tenha se criado antes do Batismo tem poder sobre nós. Nosso Senhor diz no Evangelho: “o que contamina o homem não é o que entra no homem, mas é o que sai dele”. Não é porque alguém de sua família está envolvido com o mal, que isso vai recair sobre você. O mal não tem o poder sobre nós! Porque nós estamos em Cristo e em Cristo somos nova criatura. Lembrem-se disso: hoje você é chamado a renunciar todo medo! Você não é a história da sua família! Você não está determinado a ser como outro membro de sua família! Nossa vida é produto das nossas decisões porque em Cristo nós temos liberdade para escolher o que queremos para nossa vida. Cristo nos diz: “se creres verás a Glória de Deus”! Por isso, pare de colocar a sua segurança nas suas coisas, pare de ter medo do que aconteceu na sua vida. Se Deus é por nós, nada será contra nós! Irmãos: tome posse dessa palavra desta noite: TODA LIBERTAÇÃO E TODA GRAÇA, É CRISTO QUE NOS DÁ AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário