Páginas

sábado, 27 de setembro de 2014

Síntese da Homilia do Quinto dia do Novenário de Santa Teresinha - 2014

Pe Fabio de Melo Gonçalves
Tema: "Família destruindo as obras do diabo - Libertação do Mal"

Caríssimos irmãos e irmãs, hoje a proposta do Novenário é ORAR PELA LIBERTAÇÃO DO MAL. Vejam o que eu falei: o Senhor já nos dava uma moção no Ato Penitencial. E no final do Evangelho para nossa surpresa, o Senhor perguntava: “quem dizem que eu sou?” O Pai revela a Pedro e ele responde: “Tu és o Filho de Deus, o Messias, o Filho do Deus Vivo! E Jesus diz: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. Quando eu orava ainda há pouco e pedia para que vocês dissessem o nome de alguém no Ato Penitencial e para que vocês abençoassem esse alguém, eu percebi que era um combate muito grande para alguns; muitos não diziam o nome de ninguém, muitos não mexiam os lábios. Pois é difícil que a gente consiga abençoar os que nos amaldiçoaram, os que nos fizeram algum mal. Vejam irmãos: DENTRO DO SEU SOFRIMENTO HÁ MUITA VIDA! Seja qual for o sofrimento, acredite, há nele, muita vida. Porém, naquilo que o mundo julga ter muita vida, na verdade o que há é a morte. E aquilo que aparenta ser o “sofrimento” ou a “morte” para o mundo, na verdade é o que tem muita vida! Vejam só isso: Deus fez de seu Filho, o Kyrios, o Senhor! Mas o fez depois da morte. Assim também, Deus comprou a tua história, o teu sofrimento. Olha o que diz o Senhor no Salmo: “Bendito seja o Senhor, meu rochedo”! Jesus é essa rocha! E para poder passar pela fenda dessa rocha, é necessário se curvar, é necessário obedecer. Pois “os poderosos serão humilhados, e os humildes serão exaltados”! Por isso, Jesus comprou o teu sofrimento! Para que você vencesse! Às vezes pensamos que todas as circunstâncias nos levarão ao fracasso. Mas se Deus está presente, você permanece de pé. Se você está cheio da presença de Deus, você permanece de pé. Vejam meus irmãos: os Anciãos, que eram a imagem da sabedoria humana, rejeitaram Jesus, a própria Sabedoria! Os Sumos Sacerdotes, que ofereciam a ovelha pura e sem mancha para o sacrifício, rejeitaram o Cordeiro de Deus! Os Doutores da Lei, grandes sábios e guardiões dos costumes, rejeitaram o Senhor dos Senhores. Mas o próprio Jesus disse: serei rejeitado pela minha família! Mas se você toma a postura e a decisão de Jesus, você será glorificado pelo Pai. Olhe para seu sofrimento: você tem razão para se desesperar? Pois o diabo olha para o seu sofrimento e se aproveita dessa circunstância. Por que? Porque o desesperado quer resolver tudo à sua maneira, pois não tem em quem confiar ou simplesmente não consegue confiar, não conseguem esperar. Mas vejam o que nos diz a Primeira Leitura: “para tudo há um tempo”! Mas o desesperado quer se salvar do sofrimento ao seu modo. Se nós tentamos nos salvar sozinhos, nos prejudicamos cada vez mais. Vejam no caso de precariedade: é nesse momento que aprendemos a partilhar, a dividir. É o momento de morrer para si. É o momento do sacrifício pelo outro. Por isso eu digo a você: AQUELE QUE ESTÁ COM CRISTO, TUDO PODE! O que nos separa do amor de Deus? A fome, a espada, a nudez? Jesus resistiu ao diabo. E quando Ele estava perto de completar o seu ciclo de 40 dias no deserto, o diabo aparece e começa a provocar Jesus com as tentações. Ele oferece pão e Jesus responde: “não só de pão vive o homem”. Por isso eu digo: tudo pode parecer sofrimento, mas se você confia a tua vida e a tua história em Deus, nosso Pai, não há mal que possa te vencer.  O diabo quer nos levar ao desespero, para que a partir desse desespero ele se aposse de nós. Quantos irmãos, querendo salvar a si próprio, destruíram a si e a todos os que o cercavam? Eu afirmo: precisamos nos submeter ao Senhorio de Jesus: deixar que Ele seja governador da nossa vida, deixar que Ele guie nossos passos. Diga para Ele: Senhor Jesus, não há outro senhor a quem eu confie minha vida, tome minha história, para que em Ti eu seja glorificado. Enquanto eu não for glorificado não farei outra coisa, senão curvar-me à tua Palavra, para que nesta atitude de fé o diabo seja repelido, pois ele não suporta quem busca a santidade! Nada poderá nos separar do amor de Deus, nenhum mal e nem a morte! Em Cristo somos mais que vencedores!

Um comentário:

  1. Deus seja louvado através desse sacerdote , que emana a excelência de Cristo , com a vida , com os seus sofrimentos, suas lutas e conquistas.
    Deus seja louvado porque através de seu Amor , ele foi escolhido , vocacionado e hoje no meio dr nós , é canal da graça para todos nós !!!
    Homilia toda impelida pela misericórdia e perdão... é Deus nos falar !!!
    Santa Teresinha rogai por nós !!!

    ResponderExcluir