Páginas

domingo, 11 de maio de 2014

Síntese da Homilia do 7º dia do II CERCO DE JERICÓ




 Padre Fábio de Melo Gonçalves 

Sétimo dia do Cerco de Jericó e pude ver vários irmãos narrando as maravilhas que Deus tem feito por eles e isso nos deixa maravilhados! O salmo vai dizer: Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo que Ele fez em meu favor? Já pensou no que poderás retribuir ao Senhor? Porque Deus quer muito mais do que nos encher de bênçãos, porém Ele quer dar algo mais, Ele quer dar a si próprio! E como poderíamos responder esse amor se não nos dando inteiramente à ele! E hoje quando me deparei com a liturgia fiquei maravilhado! Porque nos foi dado o tema do Cerco e a moção da água, que através da água o Senhor iria derrubar as muralhas. Todos os dias do Cerco de Jericó fizemos a benção com a água e fizemos reunião com todas as equipes, e quando nos reunimos com a Intercessão, eles também nos disseram que foi dado à eles a moção da água. E quando aparece Pedro na liturgia e Pedro é esse, pedra. Pedro é essa pedra dura, na qual a água do Espírito Santo bateu até torná-lo esse discípulo do amor. E na leitura de hoje Pedro foi chamado à visitar uma mulher, uma discípula de Deus que fazia muito pelos irmãos, mas quando Pedro chega ela já está morta. Então, Pedro se põe de joelhos, ora à Deus e ordena que ela levante e assim ela o faz, sendo grande testemunho para os presentes. Também na mesma leitura, Pedro se depara com o Paralítico Eneas e diz: “-Eneas, levanta-te, Jesus Cristo lhe salva!”. Então por meio de Pedro,que era duro, se pondo à serviço de Deus. O ministério de Pedro era levantar a outros, mas não pense você meu irmão que isso é só para Pedro, você que é batizado também tem essa vocação!
Mas para isso precisamos ser igual a Pedro. Porque “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, portanto, se o Espírito Santo se une a nós, seremos grandemente usados. Destruiremos muralhas e levantaremos pessoas! Sem o Espírito Santo faremos o contrário!
Por isso meus irmãos e irmãs, é necessário o Espirito Santo de Deus! E para que vejamos esse Pedro é necessário vermos a história da conversão de Pedro! Em Lucas, Capítulo 5;1-11... Veremos o primeiro encontro de Pedro com Jesus...(Leitura da Palavra). Então esse é o primeiro encontro de Pedro com Jesus, vejam comigo.. Pedro não conhecia Jesus até então, Pedro vivia da pesca, era seu sustento, de sua casa e de sua família! Era importante que ele conseguisse os peixes, por isso ele sai a noite para pescar, que é um horário propício à pesca dos peixes maiores. Mas Pedro não conseguiu pescar nada e voltou à casa frustrado...Ele não desistiu fácil, passou a noite inteira lançando as redes, voltando para casa pela manhã e encostando seu barco, limpando sua rede. E é assim com nossa vida, não é irmãos? Você tentou tantas vezes obter sucesso, ser feliz.. e nada conseguiu, se não sujeira, não é?! E tem muita gente que já tentou muito ser feliz, de muitos modos, lançou a rede em vários locais. Mas nada conseguiu além de sujeira, essa sujeira que apodrece a malha da rede da pesca, assim como pecado apodrece a nossa vida.
E assim como Jesus viu o sofrimento de Pedro, Ele também tem visto o seu. E quando Pedro voltava com um sentimento de fracasso, quantos de nós também? Você mulher que muito tem investido no seu marido, com carinho e pouco tem colhido! Você homem também, que se dedica horas e horas no trabalho, mas não tem tempo para igreja, se contenta com o Pai Nosso, sinal da cruz e se dedica mais ao dinheiro e mesmo que o retorno tenha sido bom, não é a alegria plena que seu coração anseia. E aí acabamos voltando como Pedro, devastados, desanimados!
E Pedro estava lá lavando suas redes e se ele passou a noite inteira trabalhando, imaginamos que Pedro queria ir dormir, não é?! Então, Jesus aparece  e entra no barco de Pedro! Imagina o que passou na cabeça de Pedro?! “Tantos barcos aqui e Ele entra logo no meu!”. Jesus parece um intruso, parece um incomodo, parece aquele que veio tirar o descanso. Mas fala a verdade, quantos de vocês não passam por esse incômodo?! E muitos jovens aqui me surpreendem, quando eles me falam que os pais dizem que eles passam muito tempo na igreja! Mas queria dizer aos Pais que o tempo gasto na igreja, é tempo ganho! Se o seu trabalho está prejudicando a sua relação com Deus, escolha o seu trabalho pelo dinheiro? Não! “Busque primeiro o reino de Deus, que o mais virá por acréscimo!”.
E então Jesus sentou no barco e começou a pregar à Pedro e quando a gente senta é que vai demorar. Quando Jesus se levanta, convida Pedro à pescar. Mesmo um pouco discrente por ter tido dificuldade  a pescara noite toda, mas Pedro sabia que Jesus pregava pra caraça e resolveu jogar a rede. A rede começou a pesar, ele precisou de ajuda... veio Thiago, João, um outro barco e a pesca rendeu dois barcos! E então Pedro se afasta do Senhor, dizendo que é um pecador. Do tipo que diz: ele alugou meu barquinho e agora ta me pagando!
Quantos de nós não fazemos assim com Deus, uma barganha?! Queira muito mais à Deus do que as graças. Porque quem tem Deus, tem tudo! E quando Pedro quis ir embora, Jesus disse que iria fazer Pedro pescador de homens! E o que diz a palavra? Que Pedro deixou tudo e o seguiu! O Cerco de Jericó não pode ser na sua vida apenas mais um momento, Jesus não entrou na sua vida pra viver UM momento contigo, pra te dar uma ou duas libertações, pra te livrar de alguma pessoa chata, pra te dar um emprego, pra curar a sua saúde! O Senhor entrou na nossa vida para mudar a NOSSA HISTÓRIA e Ele se serve desse momento para dar início à uma história linda e SEM FIM.
Tem pessoas que são especialistas na passagem “Que alegria quankmdo me disseram vamos à casa do Senhor!”, que são especialistas em louvar na igreja, mas não deixam nem Jesus entrar em casa. E Jesus não quer ser adorado apenas aqui dentro da igreja, Ele quer ser adorado também na nossa casa, na nossa intimidade! Levem Jesus também para o trânsito, pro namoro, no matrimônio... Jesus é bem vindo no matrimônio? Quando a sua mulher discorda de ti, você leva Jesus?!
E então, Pedro leva Jesus para a casa de sua sogra e Jesus a cura! E a sogra se põe à serviço deles! Veja, é um investimento muito bom levar Jesus para a casa de sua sogra, para seu lugar de combate! Depois em um episódio mais a frente, Pedro em um gesto de ousadia, ao estar no barco e ser chamado por Jesus nas águas, Jesus pede para que ele ponha os pés fora do barco. E o que significa colocar o pé fora do barco? Largar as nossas seguranças, nos movimentar, ter coragem de largar o que nos aprisiona. E então Pedro colocou o pé fora do barco, anda pelas águas, vem uma ventania e Pedro se acovarda e afunda, mas Jesus vem e o levanta. E foi uma experiência linda que Pedro teve com Jesus!
Passado um tempinho, Jesus está falando sobre a sua solidão, falando que todos o abandonarão. Mas Pedro que é ousado, diz que nunca irá abandonar Pedro, que se fosse preciso iria morrer. E quando os soldados chegam para levar Jesus, Pedro fere um deles com a espada. E quase que Pedro coloca tudo a perder, porque se Pedro mata o soldado romano, qual seria o destino de Pedro? Porque matar um dos soldados romanos era condenação na certa e Pedro tinha que morrer naquela hora? Então Jesus recolhe a prova, colocando a orelha de volta no soldado! E todos os apóstolos correram e Jesus ficou só! E ai aconteceu que Pedro foi se esquentar uma fogueira e ao ser questionado pela mulher se conhecia Jesus ele negou. Também ao esbarrar com mais duas pessoas, nega também! É quando o galo canta! E no evangelho de São Lucas, capítulo 22, que depois de tudo aquilo de Pedro fez, Jesus olhou com amor para Pedro, assim como olha para nós! E pergunta: Pedro, tá difícil pra você? Madalena, Bárbara, Carlos, Madalena, Flávio ta difícil pra você? Para mim também está! Eles irão me matar, mas domingo eu tô de volta! E ao invés da morte de Jesus acabar com os sonhos de Pedro, apenas ia dar mais sentido à sua vida, com a ressurreição do Senhor!
Então, não temas, porque agindo Deus quem impedirá?! E agora queremos rezar, paraque tenhamos a experiência de Pedro.. algumas pessoas querem escolher a maneira de como Deus quer agir! Mas não nos cabe essa escolha, Deus é soberano e Ele age da sua maneira, do seu modo, do seu jeito! E ele age através do Seu Espírito, prometido e enviado por Jesus! E se crermos nesse espírito essas muralhas da nossa vida também cairão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário