Páginas

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Síntese da Homilia do 2º dia do II CERCO DE JERICÓ

SEGUNDO DIA DO II CERCO DE JERICÓ
Síntese da Homilia do Padre Jorge Luis



Queridos irmãos e irmãs, estamos dentro dessa semana da Páscoa e na liturgia de ontem éramos convidados mais uma vez a ter um encontro com Jesus Ressuscitado, tirando de nós a tristeza. E na liturgia de hoje, nesse salmo tão lindo, somos convidados a ter esse encontro com Jesus vitorioso.

O tema do Cerco é bem próprio pra isso “Agindo Deus, quem impedirá?”, e na primeira leitura quem estava prestando atenção nela sabe. Que Estevão não só realizava coisas grandes e falava de Deus com propriedade, mas ele tinha uma alegria tamanha, experimentado o poder de Deus porque sabe o tamanho do Poder de Deus na sua vida. Porque quem chegou aqui achando que não teria problemas, desculpa, mas todos nós iremos nos deparar com dificuldades.
Desse modo não procuremos o Senhor para procurar o Senhor pelas coisas que Ele pode oferecer, como no evangelho, não procurar pelo pão...mas por aquilo que permanece nas adversidades. Porque nós passamos pelas batalhas e a confiança do Cristão permanece serena, porque ele sabe em que depositou a sua esperança. Se cessamos a nossa oração perdemos a confiança, perdemos o combustível.
Quando nos deparamos com o Cerco caímos na tentação de achar que as coisas cairão como um passe de mágica, mas não é assim. A proposta mesmo do Cerco é um crescimento espiritual, oração 24 horas.
Volto ao evangelho e os discípulos estavam conversando sobre as tristezas da sexta-feira da Paixão e Jesus chama a atenção dizendo que são lentos. Porque o Senhor continua confiando em nós, Ele não desiste de nós e TEM SEDE DE NÓS, mesmo quando desitimos de tudo e achamos que não tem mais jeito.
No sinedrio olharam para Ele como um anjo, será que não é isso que Deus quer de nós? Que nosso irmãos vejam Deus em nós? Mas para isso é exigido compromisso. Podemos até sentir a dor, mas lá na frente veremos quão grande é Deus. Portanto crescer com o Senhor, na semana de Cerco, vai exigir um pouquinho mais de esforço e de entrega... porque o Cerco não termina no dia que as muralhas caem. Porque você vai precisar colocar em prática tudo aquilo que você aprendeu nessa semana de oração, no silêncio do coração.  Seguir aquilo que a palavra direciona o nosso coração é o segredo de quem busca em Deus aquilo que necessita e que permanece em seu coração todos os dias. Se alimentar e guardar a Palavra em seu coração é o segredo daquele que quer fazer uma experiência com Cristo mesmo diante da escuridão que se aproxima. E talvez seja esse o momento mais propício... Requer de nós mais e mais seguir a trilha da verdade. “Diante de mim eu coloquei vossos preceitos”. E quantas vezes temos aberto mão dos Preceitos de Deus? Que também nós possamos nos colocar a disposição de Deus sem demora. Exige de nós desarmamento, porque as vezes nos colocamos na presença de Deus meio armados, do tipo: “-Aqui o Senhor pode, aqui não.” Mas o Senhor que agir na nossa vida de uma maneira especial, para nos libertar das coisas que só servem para nos escravizar.
Que ao longo desses dias, Ele possa nos libertar de tudo aquilo que nos prende, de tudo aquilo que nos amarra. Seja na nossa saúde, no nosso espiritual. E as vezes nós procuramos Jesus, assim como evangelho, só para receber as graças dele. E o que Jesus pode nos oferecer é o passo para a conversão total e a partir daí todas as bênçãos vem. Que cada vez a graça dele se manifeste mais e mais.
O que tem sido difícil para você viver a sua conversão? Quais são as áreas da sua vida que o Senhorio de Jesus precisa ser proclamado nessa noite? O que tem te impedido de trilhar o caminho da verdade? Quais são os pensamentos que você tem nutrido, que ao invés de te aproximar de Deus, tem te afastado? Que ao invés de te levar a uma experiência autêntica com o Senhor, tem te deixado somente na média? O Senhor só quer o melhor para nós, só que as vezes nós não abraçamos esse melhor. Mas existe cura, existe redenção. Apresente tudo isso ao Senhor, para que nada e nem nenhuma situação seja invencível diante da glória do Senhor. Ele quer te dar uma vida nova, uma vida pascal...de alguém que teve seus pecados e suas condenações pregadas na cruz do calvário e vive hoje a vida do ressuscitado.
Dai nos Senhor nessa noite a graça de vivenciarmos o seu poder de curar aquilo que vivemos conseqüências das nossas escolhas erradas. Nessa noite não queremos ter nenhuma resistência ao SEU PODER! Para que possamos o anunciar nos momentos de alegria, mas também nos momentos de tristeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário