Páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Síntese da Homilia do 6º dia do II CERCO DE JERICÓ

Padre Sérgio Julio - Nossa Senhora da Guia, Mangaratiba (Diocese de Itaguaí)

"Saulo, Saulo, por que me persegues?" Saulo estava indo na contramão, assim como muitos de nós. Falava mal de Jesus, e muitas vezes nós falamos mal da Igreja e com isso, falamos mal de Jesus. Mas Cristo é um esposo fiel, mesmo diante da infidelidade da esposa. Cristo é um esposo fidelíssimo. E esposa fiel, que se preze, não pode falar mal do seu esposo. A esposa suspira pela ausência de seu esposo, aguardando que ele volte. Assim devemos ser, como Igreja.
            Quando a gente chega em casa a primeira coisa que fazemos é ligar a TV ou o rádio nas alturas, e isso tudo em razão do nosso medo de nos encontrar conosco mesmo. E Saulo também fazia barulho, para que ele não se encontrasse com sua realidade interior, de ódio, de vingança. Por isso, o próprio Deus o derruba do seu orgulho, na figura do cavalo. Pois escravos não usavam cavalos no tempo de Jesus, só os senhores, os orgulhosos. Isso também explica a razão de Jesus ter entrado em Jerusalém em um jegue e não em um cavalo, como sinal de humildade e servidão.
            Saulo se colocou como um deus, um imperador, um senhor. É isso que o orgulho faz conosco, o pecado nos confundi com Deus. E então o Senhor tira Saulo do cavalo, faz com que ele se encontre com o chão, o pó, o nada. E então cega Saulo, para que o mesmo possa abrir seus ouvidos, e o Senhor não quis que Saulo se fechasse naquela situação ou se deprimisse por isso a cegueira, para que ele não precisasse encarar os olhos de condenação dos que estavam ao seu redor. E então enviou Ananias para que dissesse exatamente o que Ele queria, e Ananias segue, faz um processo de cura interior em Saulo e o tira da escuridão. Saulo volta a enxergar. Porque mesmo diante dos olhares negativistas, Saulo tinha ganhado um interior renovado, que só cultivava um desejo: Falar de Jesus pras pessoas. Há alguns estudiosos que dizem que Saulo inclusive apanhou mais do que Jesus, mas ele não tinha tempo para ficar no chão vitimado. Portanto se levantava e ia pregar o Evangelho. Saulo não tinha tempo para se preocupar com as mazelas dos homens.
            O Senhor é maravilhoso, não faz a obra de arte pela metade. Deus tira aquilo que era orgulho, altivez e arrogância e o diviniza, da maneira certa. Deus quer fazer isso com todos nós, de que forma? Não é mais nós mesmos vivendo em nós mesmos, mas o próprio Deus, vivendo em nós. Jesus quer nos tornar um ostensório ambulante. Quer que levemos Sua presença em todo lugar. Assim como Santa Teresinha, frente a uma irmã que ninguém gostava no mosteiro, sorria, apenas sorria e a tratava bem. E depois descobriram que era porque era o próprio Jesus agindo através dela. E se Jesus nos batesse à porta? Como olharíamos pra Ele? Irmãos, o que Senhor quer nos tornar pessoas alegrem, pessoas para a vida eterna, para a vida fraterna, para a alegria... Mas o demônio tem tentado nos tirar essa alegria, nos tornar pessoas amargas e tristes. Não se anuncia Cristo com cara de cemitério! O Evangelho nos traz alegria, nós precisamos sonhar e os sonhos de Deus não se frustram. A sua fé está no crucificado, no cílio pascal... Nós estávamos nas trevas mas agora o Senhor da Glória ressuscitou, e nos trouxe de novo a vida. Ele venceu a morte e nos chama para esta vitória, muito mais do que queimar na fornalha ardente, nós hoje podemos soprar sobre ela. Mais do que andar em meio ao mar vermelho, hoje podemos andar sobre o mar vermelho. Retornem, irmãos. Jovens, voltem a sonhar os sonhos de Deus. Voltem a acreditar! Que nós tenhamos coragem de acreditar nisso, de tomar um rumo na nossa vida. Deus tá te dando esse momento de sonhar com uma Seropédica restaurada, curada... Que onde vocês coloquem a planta dos pés, haja vitória sobre o inimigo de Deus. Que onde vocês estiverem, as pessoas podem se sentir acolhidas, amadas... Irmãos, voltem a sonhar os sonhos de Deus, a acreditar. A Eucaristia não é representação, a Missa não é somente um culto. A Missa é uma atualização da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O céu se abre, irmãos sobre nós. Não há nada que nos separe do céu, irmãos. Por que não conseguimos enxergar isso? Estamos no céu, a Igreja é o céu. Aproveitemos todas as maravilhas que o Senhor preparou para nós. Peçam o espírito santo de Deus, para enxergar o céu. Deseje sonhar com sua família restaurada, céu é isso.
            Para que você encontre sua vocação, para que seus filhos sejam felizes, para voltar a enxergar sua maior felicidade. Deus já está te dando um pouco disso, um pouco dessa felicidade, dessa paz interior. Gostoso é estar junto com a grande família, a família celeste, Santa Teresinha e principalmente, com nosso Senhor vivo, nos animando a nos alegrar, a ficarmos felizes como irmãos. No céu não há sofrimento, não há separação, não há limites para amar. Volte a sonhar com o céu! Você foi feito para o sonho de Deus, nada nem ninguém pode tirar isso da sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário