Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

Síntese da Homilia do 3º dia do II CERCO DE JERICÓ




SÍNTESE DA HOMILIA DO TERCEIRO DIA DO II CERCO DE JERICÓ
Padre Carlos Eduardo

Pode abrir comigo no evangelho de João, capítulo 6. Amém ou misericórdia?! E hoje vamos contextualizar o evangelho de hoje em todo o capítulo 6, onde se encontra o famoso discurso do pão da vida. Já no versículo 30 Jesus fala  sobre o pão da vida, mas antes disso Jesus já andara pelas águas e também a multiplicação dos pães. E não só esses, mas Jesus havia realizado muitos sinais. Mas aquele povinho que andava atrás de Jesus, já tinha até comido do pão da multiplicação quando se preocupou com a fome de seu povo. Mas Jesus queria mostrar para eles que o pão que ele iria dar ia muito além do pão de comer, mas o pão da vida.

Ainda na multiplicação dos pães, os discípulos disseram que iriam ser necessários muitos pães, mas que havia um menino que tinha 5 pães e dois peixes. Sobrou pro moleque, mas Jesus multiplicou até que todo o povo tivesse saciado. Já tentou rezar com fome? É muito difícil de se concentrar, o intestino até cola no outro, fica horrível, uma batalha. E Jesus queria que seu povo estivesse saciado para que pudesse ouvir sua palavra.

De volta ao versículo 30, o povo que estava pedindo um sinal de Cristo, não eram discípulos de Cristo. Mas eles queriam apenas segui-los, mas veja bem, não é nada mal seguir um homem que multiplica o pão, cura os doentes e até ressuscita os mortos. Aí a gente não ia mais precisar de mercado, farmácia ou funerária, e os problemas estariam resolvidos. E na cabeça daquele povo era assim! Mas Jesus não queria seguidores, queria discípulos... e aqueles homens ainda estavam na carne, não viam que Jesus era ele mesmo um sinal POR EXCELÊNCIA.

Então, eles falam sobre o sinal realizado por Moisés e Jesus diz que o PAI é que mandou o pão do Céu e que Jesus é o pão da vida, único salvador, que partilha conosco o pão da vida, o pão da palavra. É ele que nos sacia.

E assim também aconteceu com os discípulos de Emaús, que não acreditaram na palavra dos outros discípulos, nem em Maria Madalena e nem mesmo em Jesus, porque afinal Jesus já havia dito que ressuscitaria ao terceiro dia e eles NÃO CRERAM no pão da Palavra que foi dado à eles. E só conseguiram enxergar na partilha do Pão da vida quando seus olhos se abriram.

E Jesus diz: “Eu sou o pão da vida, quem vem até mim não terá mais fome.”. E só na igreja você terá um encontro com esse Deus vivo, ressuscitado, porque todo aquele que crer nele não terá mais sede. E só você está aqui é porque tem fome de Deus, esse mesmo Deus está vivo e ressuscitado AQUI NO MEIO DE NÓS. E você pode aplaudir esse Deus! (aplausos!) E você não precisa buscar tira-gosto por aí na rua, porque quem come tira-gosto na rua, na hora da refeição já não tem mais fome. Deus aqui te dá todo o alimento necessário na sua casa.

Por mais espetacular que fossem os milagres que Jesus realizava, sobrava uma ponta de desconfiança nos corações dos homens. Como esses homens que queriam mais sinais, citaram até Moisés e Jesus afirmou que foi O SEU PAI QUE ALIMENTOU AQUELE POVO. E então nos vemos diante de um milagre ainda mais urgente, o milagre de reconhecer Jesus. Ele está sempre a nossa frente e nós não os enxergamos. Não corra o risco de ter uma amizade aparente com Jesus!

Sabe qual é o grande risco que nós corremos e que precisamos ter cuidado? Aquilo que vimos na primeira leitura sobre Estevão, um povo resistente, de cabeça dura que resistia ao Espirito Santo. Cuidado para não resistir ao milagre que o Espírito Santo está fazendo na sua vida... Estevão foi o primeiro mártir da igreja, que morreu, mas morreu saciado com Espírito Santo, alimentado pelo pão da vida, Deus era o seu alimento e a palavra de Deus o motivava à ir enfrente. A ressurreição de Jesus deu razão ao seu martírio, porque ele tinha um coração APAIXONADO pelo Senhor.

Permita que nesse Cerco de Jericó Deus te sacie plenamente! Eis o tempo, eis a vida nova que Deus planeja pra todos aqui , vida nova que nos transforma plenamente e nos faz capaz de amar o outro.  Que faz com que desejemos estar cada vez mais na presença de Deus. Peça essa graça hoje, de ter um coração apaixonado pelo Senhor, que se sacia de Deus sem ter que buscar em outros lugares qualquer tipo de alimento que tente substituir o Senhor.

Aquele que curou a cegueira, aquele que tirou a lepra dos leprosos é o mesmo que age em você! Que te sacia, que saciou o coração de Maria, de Santa Teresinha e outros tantos homens e mulheres que COMO NÓS são frutos da ressurreição do Senhor! Não tenha medo...E você vai dizer: “Eu quero me apaixonar por Jesus!”

Um comentário:

  1. Homilia Maravilhosa.!
    Não estava presente , mais Deus age em mim onde eu estiver .

    ResponderExcluir