Páginas

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Síntese da Homilia do 4º dia do II CERCO DE JERICÓ



SÍNTESE DA HOMILIA DO QUARTO DIA DO II CERCO DE JERICÓ
Padre Fábio de Melo Gonçalves

Caríssimos irmãos e irmãs é uma coisa de louco o cerco de Jerico. O senhor não joga pérolas aos porcos. Aquilo que o senhor nos dá de valioso, ele só o dá depois de nos provar, o senhor nos provoca, não para nos condenar. Pelo contrário, para nos fortalecer, encorajar, forjar nosso caráter. “Eu aceito senhor, todas as tuas provas, porque eu sei que elas irão concorrer para a minha vitoria”. Deus não é o teu inimigo. Ainda que você seja dos pecadores mais miseráveis ele não combate contra você. Ele não nos corrige para punir como muitos pensam. Mas esse castigo de Deus é uma correção. E corrige porque nos ama. Hoje muitos pais não corrigem seus filhos, pois ainda não compreenderam o que é amor. Se você não corrige seu filho pequeno, o mundo irá castigá-lo. Por isso que Deus no corrige, às vezes atribuímos ao diabo correções de Deus. Não é difícil de distinguir quando é Deus que nos prova e quando o diabo nos tenta. Deus nos prova para que provados na Fé possamos receber as benções dele. “Senhor eu peço que eu tenha discernimento para que eu possa avaliar aquilo que é do bem e aquilo que é do mal. Amém”. Nós precisamos de discernimento para saber se aquilo que sofremos é uma provação ou uma tentação.

 Estevão é apedrejado e a Igreja guarda um grande luto por causa dele. Mas a  palavra que Deus nos da hoje é perseverança. A Igreja estava de luto na época do martírio de Estevão, mas ela mantinha a esperança. Eu estou aqui não para narrar o que Jesus fez no tempo passado, mas do que Deus tem feito por nós aqui presentes. Você será este que não ficará preso ao luto, não se deixará parar por aquilo que parece te desamparar. Deus quer fazer uma história de vitória na sua vida. Não quer fazer com que você vive de momentos e experiências. Porque   alegrias virão aqueles que perseverarem.
 
Então o cerco de Jerico é um ponto de partida. Hoje as pessoas estão vivendo de momentos. As pessoas de satisfazem de momentos, o viciado em drogas vive de drogas. Um adúltero e um fornicador vivem de momentos. Vive de baladas e vive de festas. Não que você não possa dançar, mas a sua alegria não depende desses momentos. Não queira se relacionar com Deus como as pessoas tem se relacionado com o mundo. Não. O cristão faz historia com Deus. Pois a alegria que vem de Deus é intocável. Por isso não caia na tentação de achar que basta viver momentos. “Eu te conhecia de ouvir falar. Mas hoje, Senhor Deus, eu te conheço porque meus olhos te vêem” disse Jó. Deus quer se seus olhos se abram nesse cerco. Para que vendo, você jamais venha a se separar Dele. O cristão não desiste nunca. Veja, um cristão recebe de Deus palavras de entusiasmo. Recebe palavras de ânimo. Palavra que nos alimenta e nos sustenta. E também nos exorta e nos corrige. E quão doce é a correção de Deus, pois ela nos tira da alienação. Não tenha medo do novo. Deus sempre nos coloca em situações que nos deixam inseguros. Os cristãos passam por tribulações. Porém, essa tristeza tem tempo marcado. Podemos ficar tristes, mas não desesperados. Podemos chorar, mas não nos desesperar. Pois nossa esperança está em Deus ressuscitado. Não tenha medo porque agindo Deus, quem impedirá? 

 A Igreja hoje quer ser as mãos de Jesus Cristo na sua vida. Você, que está no pó e na lama, Deus diz: o teu lugar não é o chão, levante!Não deixe o diabo te confundir. Não é contra homens de carne que temos que lutar. É contra espíritos malignos que andam pelo mundo.

Hoje Jesus se põe no nosso meio e diz: não tenhas medo, a paz está contigo. Deus quer restaurar a nossa casa e nossa família. Ele sabe das nossas fragilidades e não se escandaliza de nós, Deus hoje bate a porta do teu coração, através da Igreja. Por isso, eu lhe encorajo, abra-o sem medo algum. Pois Deus te salva. E não tenha medo do que Deus poderá ver ao entrar. Você que é batizado deve ser a boca de Deus. Pois quando a Igreja trabalha as maravilhas se realizam. Os milagres não estão apenas aqui nesse livro, os milagres se dão aqui na comunidade quando nós assumimos nossa fé, obediência e perseverança. Na primeira leitura é dito isso. As pessoas escutavam Felipe e a ele eram obedientes.Essa noite a palavra de Deus é esta: quero fazer contigo uma história. Persevere, pois Ele irá te surpreender. Para ilustrar essa homilia quero citar dois casos de perseverança aqui: A da mulher pagã que vai a Jesus interceder por sua filha endemoniada. E frente à palavra de Jesus que a chama de “cachorrinha” e diz que veio à casa de Israel apenas, ela NÃO DESISTE. Pede ao menos as migalhas que caem da mesa dos filhos. Jesus se surpreende com tamanha fé e diz: sua filha está salva. O segundo caso é o do paralítico que é carregado por mais quatro homens. É provável que o local para onde o levavam estava tão cheio quanto a Igreja estava no domingo. Mas esses cinco homens ( o paralítico e os que o carregavam) não desistiram. Subiram no telhado e abriram um buraco. Amarraram uma corda a cama e diante dessa demonstração de perseverança e fé, Jesus o curou.

 Portanto, ainda que seja Deus que te apresente uma dificuldade, Ele o faz para que você demonstre fé.  A tua salvação só tem um nome: Jesus Cristo.  A fé é criativa. Coloca-nos em movimento e não nos faz indiferentes ao sofrimento do outro. E não tem como ficar indiferente as famílias de Seropédica. Não se preocupe apenas com seu filho, mas faça um movimento para que aquele ali das drogas se recupere. Se você tem fé, se movimente! Levante desse banco e anuncia Jesus Cristo. E você verá que maravilhas acontecerão.

2 comentários:

  1. Deus é espetacular! Belas palavras .

    ResponderExcluir
  2. Que reflexão!!!
    “Senhor eu peço que eu tenha discernimento para que eu possa avaliar aquilo que é do bem e aquilo que é do mal. Amém”.

    ResponderExcluir